Resumo Teoria Estruturalista
O nome de maior projeção do estruturalismo é Amitai Etzioni, que deve sua importância ao fato de se ter ocupado em analisar os fundamentos das escolas correntes até então conhecidas (Clássica, Científica, da Burocracia e das Relações Humanas) e, julgando-os insatisfatórios, formulou uma síntese do que considerava válido, denominando o estruturalismo. Em outras palavras, Amitai juntou o que tinha de melhor nas teorias anteriores e com essa junção criou a teoria estruturalista.
Na década de 50 o estruturalismo provavelmente foi a primeira abordagem a reconhecer a importância do conceito de sistema aberto, isto é, da interação entre as instituições humanas e o ambiente onde elas se inserem. Ou seja: a organização depende do meio e o meio depende dela.
A contribuição maior do estruturalismo é no que se refere à interdependência dos elementos internos e externos que influenciam o funcionamento das organizações num sentido interligado e total, que encerrou a fase do predomínio da Escola das Relações Humanas, então dominante no mundo da administração.
Principais Caracteristicas:
Totalidade
Interdependência das Partes (inter- relações)
O todo é maior que a simples soma das partes
Organização é um complexo conjunto de grupos sociais cujos interesses podem ou nao ser conflitantes.
As organizações sofreram um longo e penoso processo de desenvolvimento tendo a atender crescentes necessidades sociais e humanas, através de 4 etapas: natureza, trabalho, capital e organização.
Objetivos organizacionais: "Um objetivo nunca existe, é um estado que se procura e não um estado que se possui."
Ambiente Organizacionais: Empresas vivem em ambiente humano, social, político, econômico e que formam a sociedade.
Conflitos: São geradores de mudanças e do desenvolvimento organizacional.
Tipologias Organizacionais - Amitae Etzione
Organizações não são iguais. São artificiais e planejados, logo precisam se utilizar de MEIOS DE CONTROLE: