Resumo Sobre o Filme Vida de Inseto
O formiguiro é uma organização e isto esta bem claro, pois há existência de formigas realizando tarefas de forma planejadas, organizada e controlada. Os conceitos de administração estão bem presentes no filme, como: A padronização, destaque na eficiência e nas tarefas, supervisão dos operários e o aproveitamento correto do tempo. Flik (uma formiga considerada desajeitada e não muito "boa das ideias", porem, criativa, inovadora, ativa que vive tentando quebrar paradigmas) surge com uma invenção desajeitada que tinha a intenção de fazer com que a colheita fosse mais rápida e que as outras formigas ficassem mais tranquilas, pois os gafanhotos estavam chegando para pegar o que julgavam ser de mais direito deles do que das formigas.
As formigas estavam acostumadas a viver e conviver fazendo as coisas sempre do mesmo jeito, porque sempre foi assim e nunca quiseram se questionar, até que um certo dia...
A inovação não era muito aceita, tudo era padronizado, como de costume. Mais Flik mostra que mesmo sendo criadas juntas não poderiam desconsiderar suas ideias e diferenças.
("O verdadeiro líder não tem seguidores, mais sim pessoas trabalhando com eles. - Mary Parker
Follett") Os únicos que parecem se encaixar nesse conceito é o Flik e a Rainha, pois eles conseguem fazer com que a equipe de inseto e as outras formigas trabalhem juntas em função de salvar o formigueiro e nessa que todos expõem suas ideias, agregando valores.
No filme também mostra o poder do gafanhoto (Hopper) e a autoridade de Flik, mostra o conceito de unidade de direção de todos os esforços na mesma direção, o objetivo da organização, há também outro conceito o de RH (Relações Humanas),de onde a motivação do individuo seria a necessidade de reconhecimento, aprovação social e participação nas atividades em grupo, como por exemplo; a equipe de insetos do circo.
Por fim, além de ser um filme de animação e preferencialmente para crianças, "Vida de Inseto", mostra