Resumo sobre o filme ESCRITORES DA LIBERDADE
CURSO – LETRAS/INGLÊS
DISCIPLINA – TEORIA DO ENSINO EM LITERATURA INGLESA
PROFESSOR (A) - FERNANDA CARDOSO
ALUNO (A) – HELOYSA MARA SILVEIRA SILVA
RESENHA SOBRE O FILME ESCRITORES DA LIBERDADE
Limoeiro do Norte, 03 de janeiro de 2011. O filme Escritores da Liberdade foi dirigido por Richard Lagravenese em 2007. Sendo baseado em fatos reais conta a história de Erin Gruwell, uma professora de Língua Inglesa e Literatura, interpretada pela atriz Hilary Swank. O filme retrata a dificuldade de uma professora novata e sua turma problemática e rebelde. Adolescentes entre 14 e 15 anos que lutam para sobreviver em um dos bairros mais pobres e violentos da cidade de Los Angeles. Alunos que vêem a sala de aula apenas como um escape para não terem que ir para um reformatório.
No primeiro contado com sua turma Erin se vê diante de um obstáculo maior do que pudera prever. Obstáculo esse que a impulsionou a tentar fazer algo por aqueles jovens, a maioria deles com sonhos interrompidos, famílias desestruturadas ou destruídas pela morte de um pai ou um filho preso, condenado pela justiça. Sendo muitos deles envolvidos em Ganges e grupos racistas.
Erin começa a se envolver com a vida daqueles jovens e mergulha de vez quando entrega a cada um deles um diário e pede para que todos escrevam alguma coisa sobre si todos os dias. A partir daí Erin passa a conhecer um pouco mais de cada um de seus alunos, suas vidas, medos e angústias. Passando, então, a conscientizá-los que as dificuldades enfrentadas por eles são consideradas pequenas diante de descriminações recebidas pelo povo judeu, que ela usou como exemplo.
Ela expôs as torturas, barbáries, atrocidades e humilhações sofridas por eles, e que só por seus alunos serem, negros, pobre, latinos ou asiáticos eles não iriam ser os únicos nem os últimos a sofrerem preconceitos e que independente de sua cor, raça ou posição social eles também teriam deveres e responsabilidades e não poderiam fugir