Resumo sobre soluções
Há vários tipos de soluções, como no corpo de animais, plantas, as utilizadas em indústrias, alimentos dentre outras coisas. As soluções podem ser classificadas quanto ao seu estado, em que temos: sólido, líquido ou gasoso. De acordo com a presença ou a ausência de cargas elétricas nas partículas do soluto, as soluções podem ser classificadas em iônicas ou moleculares.
A solução iônica é um sal dissolvido em um solvente polar em que este solvente ele tem facilidade em criar uma camada sobre o soluto. Na solução teremos os íons móveis e consequentemente a condução de eletricidade. Essa solução é conhecida também como eletrolítica porque possui a capacidade de conduzir corrente elétrica.
Já a solução molecular ela não fornece íon, por isso ela não conduz corrente elétrica e neste caso são apenas moléculas.
A solução pode ser denominada diluída, concentrada ou saturada, isso depende da quantidade de soluto dissolvido. A diluída é quando a quantidade de soluto não atingi o limite de solubilidade. A concentrada é quando o solvente já dissolveu toda a quantidade possível do soluto, em que toda a quantidade adicionada depois não será dissolvida, ficando no fundo do recipiente. A saturada é quando a solução contém a máxima quantidade de soluto em uma dada quantidade de solvente.
Nós temos o coeficiente de solubilidade que é definido com a máxima quantidade de soluto que é possível dissolver de uma quantidade fixa de solvente, a uma determinada temperatura.
Temos os aspectos quantitativos das soluções, em que eles permitem denominar as concentrações das soluções. A quantidade relativa de uma substância é conhecida como concentração, que pode ser mostrada em várias unidades.
Dúvidas relacionadas a esta matéria: Ao fazer este resumo não encontrei dúvidas, eu relembrei os conceitos sobre soluções e fazendo ele as que eu tinha já foram cessadas.