Resumo Sobre Os T Picos Importantes Do Cap Tulo 5
Conceito de emoção e sentimento
As emoções são as servas do princípio do valor (gerados com base em recompensas e castigos) e descendentes do valor biológico.
São ações acompanhadas por ideias e modos de pensar, bem como por um programa cognitivo que tem por base os conceitos aprendidos e atribuídos. Estas são vistas como uma joia de uma coroa que faz parte da regulação vital, manifestando-se através de expressões faciais e posições do corpo. Tendo como exemplo de algumas emoções: o receio, a raiva, a alegria e a tristeza.
No que diz respeito aos sentimentos, estes são descendentes das emoções e são eles que dão cor á nossa vida desde a nascença até à morte.
São perceções daquilo que o nosso corpo faz durante a emoção a par das perceções do estado da nossa mente, durante o mesmo período de tempo. Deste modo, os sentimentos são vistos como um mundo dessas mesmas perceções executadas em mapas cerebrais.
Como se desencadeiam as emoções
As emoções desencadeiam-se através das imagens capturadas de objetos ou acontecimentos, que estão a ter lugar naquele preciso momento, ou com base em acontecimentos passados que estão agora a ser evocados, sendo que a situação atual (que está a ocorrer no preciso momento) é muito importante para o aparelho emocional.
Estas mesmas imagens podem ser reconstruídas a partir da memória, ou criadas de raiz na imaginação, iniciando assim uma cadeia de fenómenos.
-O que são sentimentos de emoção
Os sentimentos de emoção são perceções compostas por: um estado corporal específico durante um estado de emoção real ou simulado, um estado de recursos cognitivos alterados e a evocação de determinadas ideias. Na nossa mente, estas perceções estão ligadas aos objetos que as provocou, bem como aos acontecimentos que as antecederam.