TRABALHO A CIDADANIA E AS ORGANIZA ES
UNIGRANRIO
MARIAH DE FRANÇA PARREIRA - 5801215
A CIDADANIA E AS ORGANIZAÇÕES
DUQUE DE CAXIAS
2015
Segundo o Sociólogo, Professor e Mestre em Ciências Sociais Maurício França, cidadania é o conjunto de direitos e deveres que uma pessoa tem em relação à sociedade/coletividade, ou seja, a cidadania é uma ligação jurídica-política que o indivíduo tem com o Estado, a que pertence e que lhe garante direitos e impõem obrigações.
Seus direitos são os de decidir e influenciar sobre o destino do Estado, e de ter seus direitos Constitucionais protegidos e garantidos por ele. Suas obrigações são permitir e cuidar para que todos sigam às regras, de forma que a vida em sociedade transcorra em completa harmonia e respeito e que os interesses coletivos sempre predominem sobre os particulares.
Devido a isso, ser cidadão é muito importante, pois é necessário desenvolver atitudes, assumir padrões de comportamento e adquirir hábitos que colaborem para o bom convívio com os demais e também que suas ações sejam pautadas pela ética do cuidado, do zelo pelo bem comum e do respeito pela coisa pública.
A cidadania organizacional ou corporativa é um conceito que provém da conduta ética da corporação em relação aos principais públicos das organizações, ou seja, os funcionários e a comunidade como um todo. Sua importância está no fato de que o respeito aos direitos Constitucionais dos Colaboradores e da comunidade é um fator determinante para o sucesso da empresa que passará a ser bem vista pela sociedade como um todo. Outro aspecto relevante da cidadania nas organizações é o respeito pela diversidade, pois vivemos em um país com grande desigualdade social, onde a empresa que valoriza a diversidade social, combate à discriminação em todas as esferas e tem um código de ética bem amarrada, contribuirá de forma valiosa para o progresso de toda a sociedade. Para tornar possível essa cidadania dentro das