Resumo sobre oferta, demanda e preço
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Microeconomia - Resumo do Capítulo 4
Demanda, Oferta e Preço
O Papel dos Preços
O preço de um bem ou serviço é aquilo que deve ser dado em troca do mesmo. Eles são a forma pela qual os participantes na economia comunicam entre si, e transmitem informações econômicas fundamentais. Mudanças nos preços são determinadas por mudanças na oferta e demanda.
Demanda/ Curva de Demanda
Demanda é a quantidade de um bem ou serviço que uma família ou empresa decide comprar a dado preço. A curva de demanda mostra a quantidade demandada a cada preço. Essa curva é tipicamente inclinada para baixo, da esquerda para a direita, pois à medida que o preço aumenta, a quantidade demandada diminui. Ou seja, quanto mais barata a mercadoria, mais a pessoa comprará e quanto mais cara, menos comprará. A curva de demanda pode ser individual ou de mercado. A de mercado é obtida somando as curvas de demandas individuais horizontalmente.
Deslocamentos das Curvas de Demanda
Alguns fatores influenciam no deslocamento da curva de demanda, isto é, mudam as quantidades que serão demandadas a cada preço. Variações na renda e no preço de outros bens são dois destes fatores. Quando um aumento no preço de um produto provoca o aumento na demanda pelo outro, esses bens são chamados substitutos. Quando um aumento no preço de um dos bens reduz a demanda do outro, são chamados complementares.
Outros fatores que podem deslocar a curva são alterações nos gostos e na composição da população; efeitos demográficos (impactos populacionais relacionados com a estrutura etária); novas informações, como por exemplo, informações sobre riscos para a saúde; disponibilidade de crédito disponível e expectativas pessoais.
Oferta/ Curva de Oferta
Oferta é a quantidade de um bem ou serviço que uma família ou empresa desejaria vender a um preço específico. A curva de oferta mostra a quantidade ofertada a cada preço. A curva se