Resumo sobre Kurt Hübner, Metodologia e Ciência
Entretanto, ela demonstra que esse desejo vem dando lugar aos extraordinários, mas também ameaçadores em campos novos, como a microeletrônica, a física nuclear e a engenharia genética, a percepção de que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia talvez esteja encontrando os seus primeiros limites, pois os recursos naturais não são inesgotáveis e porque algumas sociedades ameaçadas pelos avanços da ciência começam a impor restrições à continua expansão científica e tecnológica.
Apresentando uma disciplina específica com o objetivo de estudar as ciências em seus diversos aspectos e modalidades e usando, também, a história das ciências para entender a epistemologia.
Cita Blanché em “O estatuto da epistemologia”, informando que a epistemologia é uma palavra recente criada por volta de 1906, mas que é encontrada o tipo de reflexão dessa disciplina em duas obras do século XIX.
Por volta de 1900, no movimento denominado “Crítica das ciências”, a epistemologia tem seu maior impulso. Um movimento que se guia dirigido contra o dogmatismo científico, levando autores a se questionarem sobre a natureza das leis e das teorias da física.
Mostrando que o sentido etimológico da palavra pode esclarecer de imediato que estamos lidando com uma teoria da ciência, os principais autores que se dedicam ao seu estudo são cautelosos em definir precisamente o que é epistemologia.
Citando alguns dos principais estudiosos do assunto como exemplo, Jean Toussant Desanti, Hilton Japiassu, Pierre Thuillier para afirmar que talvez por causa das visões deles a epistemologia esteja dividida entre a filosofia que busca seus princípios e a ciência que estuda seu