Resumo sobre Hepatite
Hepatite é o nome genérico de qualquer inflamação no fígado. Vários fatores podem detonar esse distúrbio, como vírus, bactérias, medicamentos, álcool e até uma reação do próprio organismo. Por aí dá para perceber que não estamos falando de uma doença só, mas de várias, com características bem diferentes dependendo do causador. Grosso modo, o resultado dessa inflamação é o mesmo: as células do fígado não suportam o ataque, inflamam e morrem. No lugar delas surge uma cicatriz. A grande maioria dos casos é causada por vírus (principalmente os tipos A, B e C) e aqui também há enormes diferenças dependendo do tipo. Mas apenas 30% das vítimas têm sintomas, como a clássica pele amarelada -- o resto nem suspeita do mal. Em alguns casos, você pode passar décadas assim e descobrir o mal quando o estrago já está feito, resultando em cirrose ou câncer. Por isso, o melhor mesmo é se prevenir.
A hepatite é basicamente uma infecção no fígado . Existem vários tipos de hepatites e a gravidade da doença é variável em função disso e também dos danos já causados ao fígado quando a descobrimos. Dependendo do seu tipo a hepatite pode ser curada de forma simples, apenas com repouso, ou pode exigir um tratamento mais prolongado e algumas vezes complicado e que nem sempre leva à cura completa, muito embora consiga-se em muitos dos casos controlar e estagnar a evolução da doença.
As hepatites podem ser provocadas por bactérias, por vírus, entre os quais estão os seis tipos diferentes de vírus da hepatite (A, B, C, D, E e G ) e também pelo consumo de produtos tóxicos como o álcool, medicamentos e algumas plantas. Uma hepatite pode tornar-se crônica e pode evoluir para uma lesão mais grave no fígado ( cirrose ) ou para o carcinoma hepático ( cancro do fígado ) e em função disso provocar a morte. Mas, desde que detectadas, as hepatites crônicas podem ser acompanhadas, controladas e mesmo curadas. Ao contrário de outras doenças, os