resumo SIG
Como melhorar a tomada de decisão e a gestão do conhecimento: alguns exemplos de tomada de decisão são decidir o limite de crédito do cliente, identificar ofertas competitivas dos principais fornecedores. Pode ser dividido em: Decisões estruturadas: repetitivas, rotineiras, características da gerencia operacional e funcionários da linha de frente. Exemplo: reposição de estoque, hora extra. Decisões não estruturadas: são aquelas em que o responsável tem de usar a capacidade de avaliação. Não há procedimentos bem compreendidos para toma-las é característica da alta gerencia. Decisão semiestruturada: parte do problema, mas não totalmente, tem uma resposta clara e precisa, característica da gerência média, decisão do gerente de estoque. Exemplo: formulação do plano de marketing.
Como tomar uma decisão: consiste em descobrir, identificar e entender os problemas que estão ocorrendo na organização, deve-se identificar e investigar as várias soluções possíveis, escolher uma das alternativas de seleção, envolve fazer a alternativa escolhida funcionar monitorar seu funcionamento.
Gestão do conhecimento: é definida como os processos desenvolvidos dentro de uma organização, com eficácia e eficiência. Pode ser estruturado: por meio de relatórios e apresentações, semiestruturados: utilizando e-mails, mensagem de voz, troca de ideias e conhecimento tácito: adquirido pela experiência. Os sistemas integrados de gestão do conhecimento ajudam a empresa a gerenciar o conhecimento estruturado e semi estruturado, possuem recursos para capturar, armazenar, recuperar, distribuir e preservar o conteúdo, bem como gerenciar o conhecimento tácito, facilitando a busca de especialistas.
Ferramentas de colaboração e sistemas de gestão do aprendizado: Bookmarking social: compartilhamento de informações permitindo aos usuários etiquetar as referencias de sites favoritos por meio de palavras chave para auxiliar as pessoa, suas