resumo segunda aula fundamentos III
SST era de caos, grupo e comunidade, maneira da assistente social interfere na soc de antes da reconceituação, com teorias conservadoras ainda presos a dogmas da igreja católica, baseado em teoria positivista.
Não se estudava sociedade como um todo, mas em casos isolados.
O profissional restringia a métodos e regras de intervenção. Não tinha liberdade no exercício da profissão.
ASPECTOS QUE LEVAM AO PROCESSO DE RONOVAÇÃO DA NOSSA PROFISSÃO NA AMÉRICA LATINA: -Revisão de sua teoria (fraca) – Deslocamento de instituições q contaminam a profissão SS – Movimentos estudantis q contestam a organização da sociedade como ela é, questionavam.
- Buscam um novo estatuto, superação do subdesenvolvimento da América Latina.
PROCESSO COMEÇOU: CONSERVADOR: proposta de ação, mas nos moldes do Estado, interação social do individuo nos moldes do capitalismo. MUDANTISTA: conscientização política, análise crítica, contestando as estruturas do estado. Maior base para estruturas sociais.
MARCO: 1965 – Primeiro Seminário Regional Latino-Americano do SS – no Rio Grande do Sul – Papel do SS para o desenvolvimento. Renovação global. Buscando novas bases científicas dentro do contexto Latino-americano.
PERSPECTIVAS DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SS NO BRASIL (65/89): de modernização alicerçada na teoria estrutural funcionalista. O movimento de reconceituação é deflagrado na América latina e apresenta contornos distintos entre o Brasil e os demais países do continente.
*Surgem meio à crise de ditadura militar e suas principais características são pautadas nas manifestações dos profissionais em oposição ao método mencionado.
- Marco da entrada da teoria maxista para o debate profissional. É marco da construção identitária do SS como profissão na América Latina e no Brasil.
- O processo de