Resumo Saneamento Ambiental
Notas:
Até mesmo uma água que esteja em ótimas condições precisa passar por uma adequação (tratamento) antes de ser distribuída para a cidade. Para ser utilizada pelas pessoas, a água precisa atender aos padrões de potabilidade (Portaria 2914/11).
Muitas vezes o esgoto de uma cidade é liberado em um curso d’água que será fonte de agua para uma outra localidade, fazendo com que o tratamento do esgoto seja essencial para garantir uma melhor qualidade da água.
Padrão X Parâmetro
Padrão:
Limite f (uso);
Existem diversos padrões de qualidade (1-balneabilidade, 2-lançamento de efluentes, 3-cursos d’água em função dos usos preponderantes)
*1-Resolução CONAMA 274/00; 2- Res. CONAMA 430/11 e Diretrizes de controle ambiental; 3-Resolução CONAMA 357/08
Parâmetro:
Você mede para tentar adequar a certos padrões;
Qualidade medida (ex.: cor, turbidez, colimetria, metais pesados, pH, etc.)
Á medida que uma região começa a crescer, o esgoto desta região precisa ser melhorado, senão o corpo d’água próximo a cidade começará a ser contaminado, o solo que começa a ser contaminado também. Como chuva, os contaminantes começam a contaminar também o lençol freático, que são águas mais protegidas.
A adequação da água aos padrões de potabilidade está intimamente relacionada com o índice de ocorrência de algumas doenças (ex.: diarreia).
Muitas vezes, a água está fora dos padrões de qualidade por conta das instalações prediais que são utilizados de forma irregular, da má manutenção destas instalações.
Q(vazão) – l/s; m³/s; m³/d
População – hab.
Consumo per capita (q) – l/hab.d
Para determinar as estruturas de tratamento da água é necessário conhecer a demanda e as condições da água.
A adutora de água tratada sempre trabalhará sob pressão, para evitar a contaminação desta água, já que ela se encontra adequada aos padrões de qualidade (já passou pelo tratamento e já gastou dinheiro com isso). Em caso de ruptura nesta adutora, a