Resumo SAE
A resolução 358/2009 trata de como deve ser realizado o processo de enfermagem em hospitais, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas, entre outros.
O processo de enfermagem deve ser baseado num suporte teórico que oriente como proceder cada etapa, ele divide-se em cinco partes:
1. Histórico de enfermagem- tem por finalidade a obter informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
2. Diagnóstico de Enfermagem- processo de interpretação dos dados coletados no histórico de enfermagem resultando assim na elaboração de intervenções ou ações com o objetivo de alcançar os resultados esperados.
3. Planejamento de enfermagem- determinação dos resultados que se deseja alcançar.
4. Implementação- realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de planejamento de enfermagem.
5. Avaliação de enfermagem- verificação de mudanças no quadro clinico para determinar se as ações ou intervenções alcançaram o resultado esperado.
Cabe privativamente ao enfermeiro o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, família ou coletividade humana no momento do processo saúde e doença, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas. O Técnico de Enfermagem e o Auxiliar de Enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, sob a supervisão e orientação do Enfermeiro.
A execução do processo de enfermagem deve ser registrada formalmente envolvendo um resumo dos dados coletados, os diagnósticos de enfermagem, as ações ou intervenções de enfermagem e os resultados alcançados como conseqüência das ações ou intervenções de enfermagem realizadas.