Resumo Resenha 1
Wilson propunha uma organização mundial que tivesse base no princípio e nas leis, não no poder e interesse, como se via no mundo. Para ele, não era o equilíbrio de poder que havia causado a Primeira Guerra Mundial, mas sim a abdicação dele, pois os governos europeus haviam se esquecido de fazer as adaptações necessárias, que evitavam grandes confusões.
O presidente americano também buscou identificar os principais desafios do século XX, atribuindo aos Estados uma competição entre si originária da falta de autodeterminação e motivos econômicos. Para ele, a solução desse problema se dava através da segurança coletiva, e propunha que as nações permanecessem unidas contra a injustiça, agressão e egoísmo.
“O direito deve estar baseado na força comum, não na força individual, das nações de cujo concerto dependera a manutenção da paz”.
Além disso, Wilson queria a existência de uma ordem mundial, baseada na moral e não em geopolítica. Muitas vezes, os países aliados não acreditavam nos ideais do Presidente americano, mas naquela altura da guerra, estavam fracos demais para contestá-lo e nunca chegaram a expressar abertamente sua contrariedade às ideias de Wilson.
Os Estados Unidos entraram na guerra no contexto após sucessivas derrotas das tropas inglesas, francesas e russas para o exército alemão e também da assinatura do Tratado de Brest-Litovsk, reconhecendo a saída da Rússia da Primeira Guerra e cedendo partes do