Resumo recursos materiais e patrimoniais
Este artigo realiza uma análise qualitativa sobre a influência da cultura organizacional na Gestão da mudança em empresa de serviços logísticos. Entende-se que a transformação somente torna-se possível pelo comprometimento de todos os profissionais da empresa, o que é propiciado pela cultura organizacional, visto que esta introduz valores que consolidam as mudanças a partir de programas, metodologias e atividades. Foi realizado um estudo de caso a partir de pesquisa documental em uma perspectiva de mudança na DHL Global Forwarding.
Analisou-se como exemplo um programa global da empresa que resultou em sua participação de mercado enquanto maior e melhor empresa de serviços logísticos no mundo. Observaram se quais aspectos deste programa foram responsáveis pela mudança a partir da cultura da empresa. Os resultados evidenciam que a mudança foi cultural devido à adoção de uma metodologia para execução dos serviços que promove o comprometimento de profissionais na busca pela melhoria contínua na prestação de serviços e nos processos. Tal metodologia é o Lean Seis Sigma, que contribui para estabelecer critérios e condutas compatíveis com a cultura da empresa.
Palavras-chave: Cultura Organizacional. Gestão de Mudança. Serviços Logísticos.
INTRODUÇÃO
A cultura organizacional pode ser considerada como a base de administração, uma vez que cada organização possui um conjunto próprio de regras, valores e comportamentos que devem ser perpetuados pelos funcionários. As culturas estabelecem o tipo de organização que ingressará no mercado, sua função e imagem. Seu estudo permite a identificação de fatores que influenciam as decisões e políticas dentro e fora do contexto organizacional, estabelecendo laços com seus consumidores a partir da linguagem desenvolvida por gestores. A importância da cultura é comentada em todos os estudos sobre cultura organizacional, e em estudos relativos à área de comportamento organizacional como um todo, tornando evidente e necessária