Resumo Prova Sociologia
Surgimento: A Revolução Francesa e a Revolução Industrial marcaram o início da sociologia, a Europa estava sofrendo grandes mudanças, transformando a vida social da população, dando ênfase ao processo de industrialização e urbanização da sociedade capitalista que ali se implantava.
Física social: foi a primeira denominação do que hoje denominamos por Sociologia e enquadrava-se nas ideias positivistas comuns nos seus fundadores que defendiam ser possível analisar os fatos sociais da mesma forma que as ciências físicas e naturais observavam o mundo físico, ciências essas que na época detinham um grande consenso junto da comunidade científica e da população.
Comté
Criador da sociologia
Pai do Positivismo
Para Comté, a sociologia foi criada para estudar cientificamente os problemas da sociedade e resolvê-los; ele vê a sociedade como um corpo com doenças que devem ser sanadas para garantir a ordem, pois só a ordem garante o progresso
Positivismo
Defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se esta puder ser comprovada cientificamente.
Pode-se dizer que a ideia-chave do Positivismo de Comte era a Lei dos Três Estados, que afirmava que o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, sendo elas:
1. Teológico: Afirmava que o homem explicava a realidade por meio de entidades sobrenaturais buscando responder questões como “de onde viemos?” e “para onde vamos?”. Fora isso, buscava-se o absoluto. É o estágio que a imaginação se sobrepunha à razão.
2. Metafísico ou Abstrato: Pode ser considerado como um meio-termo entra a teologia e a positividade. Continua-se a procura de respostas para as mesmas questões do Teológico, sempre buscando o absoluto através da busca da razão e do destino das coisas.
3. Positivo: Última e definitiva etapa. Não já se buscava mais o porquê das coisas, porém o como as coisas aconteciam. A imaginação