Resumo Prova Poker
Weber toma como ponto de partida a analise centrada nos agentes sociais e suas ações, privilegiando o papel da iniciativa do individuo na vida social. Para ele a sociedade, a sociedade é resultado de um conjunto complexo de ações individuais, no quais os agentes escolheriam o resultado de um conjunto complexo de ações individuais, nas quais os agentes escolheriam, a todo o momento, diferentes formas de conduta. As grandes idéias coletivas que norteiam a sociedade como o Estado, o mercado e as religiões só existiriam porque muitos indivíduos orientaram reciprocamente suas ações em determinado sentido comum. Com esse fundamento individualista, o pensamento Weberiano privilegia a parte sobre o todo, pois tal perspectiva pressupõe que o coletivo se origina no individual.
Sua contribuição metodologia é pautada na apresentação do conceito de tipo ideal. (em determinados traços da realidade ate concebê-los na sua concepção mais pura e conseqüentemente que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis e esses tipos são construídos, por necessidade no pensamento do pesquisador, existindo no plano das idéias sobre os fenômenos e não nos próprios fenômenos em si.
Utilizando essa ferramenta metodológica Weber, parti do pressuposto de que a realidade social só pode ser conhecida quando aqueles traços que interessam ao pesquisador são metodicamente exagerados, para em seguida se poderem formular com clareza questões relevantes sobre as relações entre os fenômenos observados.
A analise histórica desse autor é em uma perspectiva comparativa, pois segundo ele não há uma seqüência causal única e abrangente na historia e toda causa apontada par um determinado fenômeno será uma entre múltiplas outras possíveis e igualmente acessíveis ao conhecimento cientifico. E a analise da historia por uma exame comparativo permite o resgate de peculiaridades de cada período histórico e atende a finalidade de caracterização e