Resumo prova linguagem jurídica (Anhanguera 1º Semestre 2014)
A denotação diz respeito a uma ponte estabelecida entre o vocábulo e seu significado literal, ou seja, tal como esta definida no primeiro sentido do dicionário.
A conotação expressa uma linguagem figurada, isto é, estabelece-se um feixe de significados, do qual se elegerá um, normalmente afetivo e relacionado ao contexto.
Toma-se conotação como tudo que se refere ao conteúdo emocional, subjetivo, individual da palavra e depende do contexto. Exemplo: Ele tem um coração de ouro.
Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos múltiplos contextos em que aparece. Ex: cabo (posto militar, acidente geográfico, cabo da vassoura, da faca)
Homonímia é a identidade fônica (homofonia) ou a identidade gráfica (homografia) de dois morfemas que não têm o mesmo sentido, de um modo geral, ou seja, homônimas são palavras que apresentam formas iguais e significações diferentes. Ex: Concerto (recital) x Conserto (reparo).
Sinonímia é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo o momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. . Ex:: “Passe um dia na minha casa.” Paronímia: Pode-se dizer que consiste na afinidade de palavras de sentido diverso com outras pela forma gráfica ou pelo som. Demandam atenção, pois são termos que se parecem e, portanto, costumam criar confusão.
Escolha Lexical Nesse rumo observe, nas frases adiante, como é possível aperfeiçoar frases, substituindo palavras ou expressões por outras mais fortes e adequadas, no intuito de conferir maior expressividade à ideia a ser transmitida. . Ex: Nesta lista há o seu nome. Prefira: Nesta lista figura o seu nome.
BARBARISMO É o desvio relativo à palavra. É quando grafamos ou pronunciamos uma