resumo propriedades t rmicas
O calor é um termo associado à transferência de energia de um sistema a outro ou partes de um sistema pela sua diferença de temperatura (tendem a entrar em equilíbrio). Pode ser entendido também como a energia gerada pelo movimento de átomos e moléculas (que se colidem e colidem com as paredes do sistema) em gases e líquidos ou então sólidos por meio da vibração de suas redes cristalinas. As substâncias não contém calor, contém energia, calor seria a definição de energia em trânsito.
A energia interna é caracterizada pelo fluxo de calor ou resultante das energias dentro de um sistema. Não existe fluxo de calor em substâncias em equilíbrio térmico.
Usualmente usa-se caloria (medida de energia) para medidas de calor, uma caloria é a quantidade de calor necessária para elevar 1°C uma grama de água.
Efeitos Térmicos Sobre os Materiais - Físicos - mudança de dimensão, de fase ou aquecimento.
- Químicos – reações, decomposição.
- Biológicos – Metabolismo, esterialização.
Capacidade Calorífica dos Materiais
Os diferentes materiais apresentam diferentes capacidades de armazenamento de energia, e a capacidade calorífica representa a quantidade de calor necessária para aumentar uma massa molar de uma substância em graus K.
C = dQ/dT (J/mol.K)
Quanto expressada em função do calor específico (c)
Q = mc(t2-t1) onde c (J/Kg.K ou cal/°C.g)
A capacidade calorífica pode ser medida a V ou P constante: Cv = (dU/dT)v onde não há variação de volume ou Cp (dH/dT)p onde nenhum trabalho é realizado. Geralmente Cp>Cv e é mais fácil medir Cp.
Tem-se que Cv = Cp-aTV/k (V=volume; a=coef. Exp. térmica; k=compressib.) ou também Cv=cvM=Cv/n (M é a massa molar; N=número osc. Atômicos; Na=nm. Avogadro; n=número de mols) => n=N/Na
A capacidade calorífera dos sólidos está relacionada com a capacidade de absorção de energia térmica, que se deve à energia vibracional da rede. A energia vibracional está relacionada à vibração dos átomos individualmente e dos