Resumo: Problema Sintaxe
Os problemas da sintaxe tem uma importância enorme para a compreensão da língua e de sua evolução. A análise sintática da palavra é uma analise da enunciação, de modo que as formas sintáticas opõem uma forte resistência a sua redução ao sistema abstrato da língua.
Todas as características linguísticas são aplicáveis apenas no campo interno da enunciação. As características linguísticas nos separam da enunciação e da estrutura concreta, remetendo-nos ao sistema abstrato da língua.
Não apenas a enunciação escapa das definições linguísticas, escapam também cada parte concretizada da enunciação monológica. Como os parágrafos que tem a composição sintática é extremamente variada. Os tipos clássicos de parágrafos são: pergunta-resposta, acréscimo, antecipação de possíveis objeções, identificação no próprio discurso de aparentes contradições e incoerências.
Mesmo o esclarecimento dos problemas mais simples da sintaxe só é possível através do estudo da interação verbal, pois todas as categorias da linguística precisam ser reexaminadas nessa direção.
O problema da “palavra outra”, ou seja, os modelos sintáticos (“discurso direto”, “discurso indireto”, “discurso indireto livre”) pode resultar em que o que parecia algo em si mesmo e secundário tenha uma importância fundamental para todo esse campo de estudo.
A partir do momento que o interesse cientifico pela língua assume uma orientação sociológica, todo o suporte metodológico e o valor interpretativo deste assunto se revelam.
Palavras-chave: Sintaxe. Palavra. Enunciação. Parágrafo.