Resumo poder da m dia
O texto da professora e pensadora Marilena Chauí relata sobre democracia e o poder e a manipulação da mídia. Ela dá o conceito de democracia que é: igualdade dos cidadãos perante a lei, liberdade de expressão, direitos civis, direito de ser um cidadão atuante na sociedade, estar a par dos acontecimentos e realidades do mundo, porém ela expõe que até isto a mídia manipula. Por exemplo, nos casos de assassinato a mídia sempre mostra possíveis culpados o que é violação da democracia, das leis, pois por lei não se pode acusarem ter provas.
Repetir as ideias e valores que formam as representações dominantes da sociedade são comuns na atualidade e para os de esquerdas, esses valores chocam-se com o constante trabalho de desconstrução das falas, pautado na prática do senso crítico, do questionamento e da reflexão sobre os sentidos das ações sociais e abertura do campo histórico das transformações do existente.
O poder da manipulação é ressaltado de forma alarmante, onde tudo é distorcido e nada é passado como deveria ser feito realmente, o caráter investigativo que já foi muito utilizado hoje está sendo realizado como interpretativo, nada mais é apurado e tudo é amenizado e controlado pelos interesses governamentais e também patrocinadores/investidores. Assim, tornando-nos dependentes da televisão que está tomando o lugar do impresso ( que está sendo deixado de lado pela adequação de mercado) , de sua publicidade e programação temos abstraídas as nossas capacidades de agir, interagir, refletir e, consequentemente, tornamo-nos seres quase que manipuláveis, intimidados ao ponto de considerar que nada sabemos ou somos sem o auxílio da mídia.
Então os discursos da mídia são perpassados por interesses sociais, econômicos, entre outros e que os patrocinadores não medem esforços para atingirem seus objetivos. Utilizam-se de formas sedutoras para apresentar o produto ao mercado, conhecem os gostos, as preferências e o que fazer para inculcar ideias.