Resumo PD
Cruz das Almas
Fevereiro de 2015
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
A tarefa de processamento de dados consiste em tomar cena informação, processá-la e obter o resultado.
Desde que o homem começou a processar dados, ele tentou construir máquinas para ajudá-lo em seu trabalho. O computador eletrônico é o resultado dessas tentativas que vêm sendo realizadas através dos séculos. Ele é, sem dúvida alguma, um dos principais produtos da ciência do século XX.
0.1. EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS COMPUTADORES
Os primeiros computadores utilizavam circuitos eletromecânicos e válvulas. O aparecimento do transistor (Bell Telephone Laboratories, 1948) trouxe a redução do tamanho e da potência consumida em relação às válvulas, além de serem dispositivos mais robustos e confiáveis. Os computadores utilizando esta tecnologia são classificados como de segunda geração. O domínio da tecnologia da física do estado sólido permitiu a integração de vários transistores em uma única embalagem com aproximadamente as mesmas dimensões de um único transistor. Surgiram então os circuitos integrados que foram responsáveis pelo aparecimento dos computadores de terceira geração. Estes computadores tinham maior potência de cálculo, eram mais rápidos, mais confiáveis e menores fisicamente do que seus antecessores da segunda geração.
0.2. O COMPUTADOR
Existem dois tipos de computadores: os analógicos (do grego analogos, que significa proporcionado) e os digitais (do latim digitus. que significa dedo).
Um termômetro é um exemplo de funcionamento por analogia, onde a dilatação de mercúrio é análoga à mudança de temperatura.
Ao contrário dos computadores analógicos, que trabalham com grandezas físicas, os computadores digitais são capazes de somar, subtrair, multiplicar, dividir e comparar através de pulsações e elétricas que, em última análise, representam os dígitos O (ausência de corrente) e I (presença de corrente).
0.2.1. A estrutura de um computador digital
Unidade de