RESUMO_O encadeamento de figuras ou temas

581 palavras 3 páginas
UFG - FACULDADE DE LETRAS
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROFESSOR: WILTON DIVINO DA SILVA JÚNIOR
ALUNO: MÁRCIO B. DO VALLE – No.121822

R.E.S.U.M.O.
O Encadeamento de Figuras ou de Temas
(Fiorin, J.L.; Savioli, F.P. “O encadeamento de figuras ou de temas”. In: Lições de texto e redação. São Paulo: Ática, 1996. pp. 97-106) No texto “O encadeamento de figuras ou de temas”, Fiorin e Savioli apresentam uma análise das estruturas, características e semelhanças na elaboração de textos a partir dos percursos figurativos ou temáticos. Os autores usam três textos, de diferentes gêneros, para exemplificar estas estruturas: O poema “Profissão de fé” de Olavo Bilac; parte do discurso de “O grande ditador” de Charles Chaplin e por último, um fragmento, comentado, do romance “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto. Em Profissão de fé, Fiorin e Savioli demonstram o percurso figurativo que Bilac usou para enaltecer o trabalho na composição da poesia:
“o fazer poético não se assemelha ao trabalho do escultor, mas ao do ourives. Por isso ele tem que burilar a forma como o ourives quando faz uma jóia; prefere as pedras raras ao mármore”.
Na comparação da ourivesaria com a poesia, Olavo Bilac utiliza da organização das figuras, próprias da lida do ourives: correr o cinzel, alvo cristal, limar, engastar; a valorização do trabalho do poeta: escrever, correr a pena sobre o papel, imagem, frase, verso, rima, estrofe; o intuito é manifestar o tema: culto à forma, característica do estilo parnasiano de Bilac. Assim, num texto figurativo, o conjunto de figuras organizadas, interligadas e coerentes permite assimilar o tema ao qual este se refere. No trecho de O grande ditador, os autores discorrem sobre o encadeamento temático que é utilizado por Chaplin para metaforizar a condição humana nos tempos modernos:
“Mais do que máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de

Relacionados