Resumo Normas APA
Citações
→ Citação do trabalho de um único autor
1. Citações onde se está parafraseando a idéia de um autor: sempre informe o sobrenome do autor e o ano de publicação. Se o nome do autor aparece como parte da narrativa, cite somente o ano de publicação em parênteses (Exemplo 1). Caso contrário, coloque o sobrenome e o ano, separados por uma vírgula, em parênteses no final da citação (Exemplo 2).
Exemplo 1: Anderson (2005) discute em seu livro sobre a importância da aprendizagem para a existência da cultura humana.
Exemplo 2: A aprendizagem tem um papel fundamental na construção e manutenção da cultura humana (Anderson, 2005).
Importante: Em um mesmo parágrafo, ao citar uma obra pela segunda vez, não é necessário incluir o ano de publicação novamente.
Exemplo 1: Sternberg (1969) introduziu um paradigma que se tornou popular para o estudo da velocidade de acesso a tal informação. Em seu experimento, Sternberg solicitava que os sujeitos retivessem na memória um conjunto de dígitos, tal como 4 1 8 5, e depois perguntava a eles se um determinado dígito-teste fazia parte do conjunto.
2. Citações literais curtas (menos de 40 palavras): devem vir entre aspas duplas, sinalizando o nome do autor, ano e página.
Exemplo 1: De acordo com Anderson (2005) “a aprendizagem é uma atividade crucial na cultura humana” (p. 01).
Exemplo 2: O autor descreve que “a aprendizagem é uma atividade crucial na cultura humana” (Anderson, 2005, p. 01).
3. Citações literais de 40 palavras ou mais: devem vir em um bloco independente e não requerem o uso de aspas. Inicie a citação em uma nova linha e recue-a cinco espaços (1,3 cm) da margem esquerda. Toda a citação deve estar em espaço duplo.
Exemplo 1: Anderson (2005) argumenta que
A aprendizagem é uma atividade crucial na cultura humana. A própria existência de uma cultura depende da capacidade de os novos membros aprenderem conjuntos de habilidades, normas de comportamentos, fatos, crenças e daí