RESUMO NBR 5984
A RESPEITO DA TERMINOLOGIA, ESTUDO DE TERMOS, OU SEJA, ESPECIFICAR AS PALAVRAS SIMPLES E COMPOSTAS QUE SÃO GERALMENTE USADAS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS TEM:
1)QUANTO AO ASPECTO GEOMÉTRICO, IDENTIFICAMOS O DESENHO PROJETIVO QUE É RESULTANTE DA PROJEÇÃO DE UM OBJETO SOBRE UM OU MAIS PLANA CUJO QUAL COMPREENDE A VISTA ORTOGRÁFICA CARACTERIZADA POR PROJEÇÕES ORTOGONAIS SOBRE UM PLANO E PERSPECTIVA UMA PROJEÇÃO SOBRE UM ÚNICO PLANO COM A FINALIDADE DE PROPORCIONAR UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO. DESENHOS NÃO PROJETIVOS SÃO DESENHOS NÃO SUBORDINADO À CORRESPONDÊNCIA, POR MEIO DE PROJEÇÃO, ENTRE AS FIGURAS QUE CONSTITUEM E O QUE É POR ELE REPRESENTADO. RESULTANTES NA MAIORIA DAS VEZES DE CÁLCULOS ALGÉBRICOS SENDO REPRESENTADOS POR GRÁFICOS, TAIS COMO: O DIAGRAMA UMA REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS EM UM SISTEMA DE COORDENADAS; ESQUEMA REPRESENTA AS RELAÇÕES E FUNÇÕES DE UM OBJETO; FLUXOGRAMA ONDE DEMONSTRA A SEQUÊNCIA OPERACIONAL E O ORGANOGRAMA REPRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA FORMAL DE UMA ORGANIZAÇÃO. 2) QUANTO AO GRAU DE ELABORAÇÃO TEMOS O ESBOÇO QUE É O ESTÁGIO INICIAL DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO; DESENHO PRELIMINAR A ETAPA INTERMEDIÁRIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO; CROQUI O DESENHO NÃO OBRIGATORIAMENTE EM ESCALA, COSTUMA SE CARACTERIZAR COMO UM ESBOÇO QUALQUER E O DESENHO DEFINITIVO É O DESENHO DA FINALIZAÇÃO DO PROJETO.
3) QUANTO AO GRAU DE PORMENORIZAÇÃO ( DETALHAMENTO): DESENHO DE COMPONENTE QUE É O DESENHO DE UM OU VÁRIOS COMPONENTES REPRESENTADOS SEPARADAMENTE. DESENHO DE CONJUNTO ONDE SÃO VÁRIOS DESENHOS REUNIDOS NO QUAL HÁ UMA ASSOCIAÇÃO ENTRE ELES E O DETALHE TERMO USADO PARA A VISTA MINUCIOSA DO COMPONENTE.
(4) QUANTO AO MATERIAL UTILIZADO PARA DESENHO SÃO OS LÁPIS, GIZ, CARVÃO OU OUTRO MATERIAL ADEQUADO.
(5) A EXECUÇÃO DO PROJETO É FEITA MANUALMENTE (À MÃO LIVRE OU COM INSTRUMENTO) OU À MÁQUINA.
(6) PARA A OBTENÇÃO TEMOS O DESENHO ORIGINAL QUE É O QUE SERVE DE BASE E A REPRODUÇÃO QUE É O DESENHO OBTIDO A