resumo modelo de desenvolvimento de software baseado em componentes
Instituto da Computação
Cristiano Henrique de Souza Lira
Resumo – Modelo baseado em componentes
Desenvolvimento baseado em componentes é um ramo da engenharia de software que enfatiza a separação do desenvolvimento de um sistema do desenvolvimento de seus componentes. A ideia principal do modelo baseado em componentes é construir sistemas usando componentes préexistentes.
Isto traz várias consequências pro ciclo de desenvolvimento. Primeiro, o processo de desenvolvimento de sistemas baseados em componentes é separado do processo de desenvolvimento dos componentes, os componentes poderiam já ter sido desenvolvidos e possivelmente utilizados em outros produtos. Segundo, um novo processo separado vai aparecer: encontrar e avaliar os componentes. Terceiro, as atividades nos processos serão diferentes das atividades em uma abordagem não baseada em componentes, para o desenvolvimento do sistema a ênfase estará em encontrar os componentes adequados e verifica-los, e para o desenvolvimento de componentes, projetar pensando no reuso é a principal preocupação.
No processo de desenvolvimento, uma equipe de desenvolvedores define requisitos para o sistema ser construído, usando técnicas de elicitação de requisitos funcionais. Um design da arquitetura é estabelecido. Neste ponto contudo, o processo difere do padrão. Ao invés de um detalhado design, a equipe examina os requisitos, para determinar qual subconjunto é diretamente moldável ao esquema de composição, em detrimento de um esquema de construção. Para requisito, a equipe se perguntará: Há componentes disponíveis no mercado (COTS) para implementar o requisito?
Componentes re-usáveis desenvolvidos internamente estão disponíveis para implementar o requisito? As interfaces para os componentes disponíveis são compatíveis dentro da arquitetura do sistema a ser construído? A equipe tentará modificar ou remover requisitos de sistema que não puderem ser implementados com componentes COTS. O que nem