Resumo modal aéreo
FUNDAMENTAÇÃO:
A Globalização esta ligada diretamente no modal aéreo.
O aumento da competitividade brasileira esta interligado ao aumento da eficiência das suas atividades logísticas. O valor do transporte interno é elevado o que gera constantemente ações para redução do custo Brasil fator que dificulta o desenvolvimento do país.
A Infraero e a Receita Federal do Brasil apresentaram uma nova proposta para implantações de aeroportos industriais no país, toda essa estratégia seria para aumentar as exportações brasileiras. Essa proposta visa a necessidade de intensificar a transformação dos sistemas de transportes do país.
A modalidade aérea é considerada a mais rápida e mais cara, ela tem capacidade de transportar qualquer tipo de produto desde pequenos até objetos gigantes como outro avião.
Existem 3 principais categorias de cargas:
CARGAS TRANSPORTADAS EM COMPANHIAS AÉRES DE PASSAGEIROS
CARGAS TRANSPORTADAS EM AVIÕES CARGUEIROS
CARGAS ENORMES TRANSPORTADAS EM SUPER TRANSPORTADORES.
São diversos tipos e diversos tamanhos de aviões que fazem esses transportes, cada um tem uma certa quantidade de compartimentos separados para categoria de carga. Grande parte da carga é colocada em contêineres e outras em pallets e alguns soltos são colocados em pequenos espaços que sobram.
Existem companhias aéreas que transportam somente passageiros, outras somente cargas e outras que transportam passageiros e aproveitam o espaço que sobra nos compartimentos de bagagem para transportar cargas, esse serviço gera um lucro significativo para as mesmas. Apesar desse tipo de transporte ser altamente lucrativo a estrutura ainda não supre a necessidade do país poucos aviões para muitos passageiros e cargas, infra-estrutura dos aeroportos são precárias entre outros fatores, situação que preocupa bastante pois o Brasil será sede de dois os principais eventos esportivos do mundo, a copa do mundo de futebol e as olímpiadas.