RESUMO METAFISICA 2
2: Aristóteles considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos humanos e de suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, as essências estão nas próprias coisas, nos próprios homens, nas próprias ações, e é dever da filosofia conhece-las. A essência de um ser ou ação é conhecida pelo pensamento que capta as propriedades internas desse ser ou ação, sem as quais ele ou ela não seriam o que são. O conhecimento da essência, existe no nosso mundo.
3: A filosofia descobre que há três diferentes tipos de seres, ou seja, para Parmênides havia apenas o Ser único, imutável. Para Platão havia as coisas materiais ou sensíveis, sujeitas a mudanças. O critério de Parmênides e Platão distingue e a realidade verdadeira a aparência que é a ausência ou a presença de mudança. Aristóteles também usa esse critério de diferenciação de seres, mas de uma maneira totalmente diferente. Movimento não significa apenas mudança de um lugar ou locomoção, significa toda e qualquer mudança que um ser sofra ou realize.
*Toda a mudança qualitativa de um ser qualquer;
*Toda a mudança ou alteração quantitativa;
*Toda a mudança de lugar ou locomoção;
*Toda a alteração que um ser passe da ação à paixão ou à passividade, ou passa da passividade à paixão;
*Toda a geração ou nascimento e toda corrupção ou morte dos seres; Nascer viver e morrer são movimentos.
Aristóteles nega que o movimento e o Não Ser ou irrealidade sejam a mesma coisa. Existe a essência dos seres que são e estão em