Resumo Mecanica Respiratoria
Repouso → inspiração → expiração
Os pulmões vão se expandir e se retrair pela movimentação diafragmática, e de alguns músculos, além dos músculos acessórios na respiração forcada.
O movimenta pode ocorrer em dois sentidos, no sentido VERTICAL (relacionado ao movimento do diafragma) como no sentido ANTEROPOSTERIOR (diâmetro anteroposterior, relacionado a movimentação das costelas).
Contração diafragmática → expansão torácica → diminuição da pressão → inspiração.
Relaxamento diafragmática → diminuição da caixa torácica e compressão da base pulmonar → aumento da pressão → saída de ar.
Movimento das costelas: movimentos tipo ALAVANCA e tipo ALÇA DE BALDE (dimensão lateral das costelas).
Inspiração: contração diafragmática, puxada das estruturas pulmonares, pressão negativa e abertura dos alvéolos, entrada de ar. Músculos que colaboram: intercostais externos. Para inspiração forcada, usa-se a musculatura acessória: ECOM (eleva o esterno) , serráteis anteriores (eleva as costelas) e escalenos (eleva primeira e segunda costela).
Expiração: relaxamento diafragmático, compressão da base pulmonar, aumento da pressão, saída de ar. (relacionada a fonação). Músculos que colaboram: reto abdominal (traciona as costelas inferiores), intercostais internos (parte não intercondral), com auxilio dos oblíquos internos e transversos do abdômen.
PRESSÕES:
Pressão pleural: pressão do liquido no estreito espaço entre as pleuras, pressão do liquido pleural contra os dois folhetos pleurais. Mais esterno é o folheto parietal e mais interno o visceral. Normalmente é negativa e no momento da inspiração essa pressão se torna ainda mais negativa (de -5 para -7,5). Normalmente essa mudança de pressão vai favorecer a movimentação da entrada de ar.
OBS: pneumotórax – perda de volume residual do pulmão, retração pulmonar.
Pressão alveolar: sem entrada nenhuma de ar, seria igual a pressão atmosférica. Na inspiração (2 seg) é negativa, -1, e na