Resumo Livro
DAVI ROBSON
Nome do Aluno:
CEOMAR TAVARES DUARTE SENRA
Email: senradesigner@hotmail.com
RESUMO DO LIVRO
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Capítulo 3
AUTOR: HALPH L.SMITH
Campo Grande, 25 de Junho de 2013.
Ralph L. Smith é Professor Emérito de Antigo Testamento no Southwestwrn Baptist Theological nos EUA. Em seu livro fornece a estudantes de teologia, ministros e professores as ferramentas necessárias para que descubram e compreendam o Antigo Testamento nos dias de hoje.
1. O CONHECIMENTO DE DEUS
A Teologia do antigo Testamento começa com a Revelação
Israel antigo não defendia a existência de Deus nem tentava prova-la; o povo simplesmente aceitava que Deus existe e se revela aos homens. Deus é pressuposto no Antigo Testamento. A existência de Deus jamais é questionada. A natureza foi criada para proclamar seu poder (Sl 148:9-13). Mesmo o pecado proclama a existência de Deus por contraste. A doutrina bíblica repousa na crença de que “o Deus oculto à nossa vista revela-se ao homem”. O verbo ‘gala’ significa ‘revelar’. O povo no Antigo Testamento cria que Deus havia se revelado muitas vezes, mas em modos, lugares e momentos escolhidos por Ele. Talvez nem seja correto falar da "visão" israelita de revelação pois eles não possuem uma palavra que defina revelação, muito menos um tratamento sistemático do assunto.
O conhecimento no Antigo Testamento é bem diferente de nosso entendimento do termo. Para nós, conhecimento implica compreender coisas pela razão, analisar e buscar relações de causa e efeito. No Antigo Testamento, conhecimento significa “comunhão”, “familiaridade íntima com alguém ou algo”.
O conhecimento de Deus é mais que um mero conhecimento intelectual. Diz respeito à vida humana como um todo. O conhecimento de Deus significa compromisso, confiança, obediência à vontade divina. Assim, ‘conhecer Deus’ é ser obediente a ele, ter um compromisso com ele. ‘Não conhecer Deus’ significava rebelar-se contra ele, negar o compromisso