resumo livro
Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico
Elimar Pinheiro do Nascimento
COMEÇA AQUI UM BREVE RESUMO
No artigo Trajetória da sustentabilidade: do ambiente ao social, do social ao econômico, o autor do mesmo Elimar Pinheiro do Nascimento, faz uma viagem no tempo, contanto desde o princípio onde começou a se falar em Desenvolvimento Sustentável na década de 70. Elimar em uma das tuas falas no artigo diz o seguinte:
É pertinente nos perguntarmos se as três dimensões (econômica, ambiental e social) da sustentabilidade são suficientes, e qual o seu significado. A primeira dimensão do desenvolvimento sustentável normalmente citada é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resiliência. A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como ecoeficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.
Com isso podemos dizer que ele defende e ao mesmo critica as formas com que estão sendo tratadas as questões de sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social, onde muito se fala e pouco se faz.