Resumo Livro O Alienista
O Alienista
Machado de Assis
CAPÍTULO I – DE COMO ITAGUAÍ GANHOU UMA CASA DE ORATES – LEITURA FEITA DIA 27\12\2012
Em tempos remotos na cidade de Itaguaí vivera Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza e o maior dos médicos do Brasil, Portugal e das Espanhas. Aos quarentas anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva, não bonita e muito menos simpática. O Dr. Simão pediu licença à câmara para agasalhar e tratar todos os loucos de Itaguaí e das cidades vizinhas, a câmara autorizou a monta sua casa.
Logo empossado de sua licença o Alienista terminara de construir sua Casa Verde, assim denominada por conta da cor de suas janelas. As festas e comemorações de inauguração duraram sete dias.
CAPÍTULO II – TORRENTES DE LOUCO – LEITURA FEITA DIA 27\12\2012
Vinham loucos de vilas e cidades vizinhas para a casa verde, de todos os lugares, eles eram furiosos, mansos, monomaníacos. No fim de quatro meses a Casa Verde era uma povoação, logo houve a necessidade de faze adaptações em sua estrutura. O Padre Lopes não imaginava que havia tantos loucos nas redondezas.
A paciência do Alienista era maior do que a loucura de todos hospedados na Casa Verde, logo Dr. Simão começou a organização da administração de sua casa que havia aumentado a população de forma exagerada.
CAPÍTULO III- DEUS SABE O QUE FAZ \LEITURA DIA 27\12\12
Ao fim de dois meses D. Evarista se sentia a mulher mais desgraçada das mulheres, sentia falta da atenção de Dr. Bacamarte não lhe dava, mais ela não se queixava ao marido.
Dr. Simão percebeu a tristeza de sua esposa, e lhe ofereceu uma viagem ao Rio de Janeiro. D. Evarista sentiu-se lisonjeada com o convite, mas o alienista disse a ela que ele não iria viajar prontamente D. Evarista disse que não viajaria sem ele, logo o alienista afirma que ela não irá só, irá com sua tia.
Três meses depois, D. evarista sua tia e a mulher do boticário partiam rumo