Resumo Livro: Psicoterapia centrada na B blia
6931 palavras
28 páginas
IntroduçãoEste livro nasceu sob orientação de Deus para que escrevesse algo que pudesse ser útil aos crentes estudantes de psicologia e psiquiatria. Gostaria de ressaltar que creio que a bíblia é a palavra de Deus e tudo o que ela contém é verdade, embora reconheça que nem toda a verdade se encontra na bíblia. Toda descoberta científica correta foi criada por Deus, tendo apenas sido descoberta por homens estudiosos que chamamos de cientistas. O mesmo princípio se aplica em relação a conceitos psicológicos e psiquiátricos.
Existe certo preconceito em um crente procurar um psicólogo ou psicoterapeuta, como se isso significasse algo imundo e sujo na vida cristã. Sei que muito deste preconceito é estimulado por pastores e líderes religiosos que veem na figura do psicoterapeuta um concorrente. Estes pastores não acreditam que o trabalho do psicoterapeuta, quando somado ao trabalho de um pastor, sempre produzirá crentes saudáveis e maduros.
O homem é um ser orgânico, é um ser psíquico e é um ser espiritual. Não podemos dicotomizar o ser humano, as partes espiritual, orgânica e psíquica se entrelaçam e são responsáveis por muitos dos problemas emocionais do homem.
Toda nossa postura comportamental é feita de uma série de informações que aprendemos durante a nossa vida. Podemos afirma que a aprendizagem é uma mudança do comportamento seja para melhor seja para pior.
A técnica fundamental de um tratamento psicológico está embasada na compreensão de como e sob quais condições os indivíduos aprendem ou adquirem suas condutas e atitudes caracteristicamente maléficas e compreender como e sob quais circunstâncias tais condutas e atitudes mudam.
O psicoterapeuta tem de fazer uma pesquisa profunda na vida da pessoa analisada para detectar tudo o que ela aprendeu que lhe é maléfico, em que circunstâncias ela recebeu tal aprendizagem e como muda-la. A psicoterapia centrada na bíblia tem um referencial: A Bíblia.
Não é fácil definir a personalidade, mas podemos dizer que a