RESUMO LIVRO LUCIO COSTA
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
RESUMO DO LIVRO: ARQUITETURA DE LUCIO COSTA
Líder e maior doutrinador do movimento de implantação da arquitetura moderna no Brasil, Lúcio Costa consagrou-se como o criador do plano-piloto de Brasília.
Filho de brasileiros a serviço no exterior, Lúcio Costa nasceu em Toulon, França, em 27 de fevereiro de 1902 e foi educado na Inglaterra e na Suíça. De volta ao Brasil, estudou pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas-Artes e diplomou-se em 1924. Na década de 1920 dedicou-se, juntamente com José Mariano Filho, ao movimento neocolonial, que propugnava por uma arquitetura de caráter brasileiro, em oposição às obras sobrecarregadas de estilos importados que predominassem na época.
Lúcio Costa realizou poucos projetos (entre eles os edifícios para o parque Guinle, no Rio de Janeiro RJ), mas sua contribuição foi marcante para a arquitetura brasileira. Em 1957, venceu o concurso nacional para o plano-piloto de Brasília. Construída a cidade, continuou a interessar-se por seus problemas urbanísticos e a protestar contra as medidas que desvirtuassem o projeto inicial. Em 1969, elaborou também o plano de urbanização da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, que abandonou diante das inúmeras irregularidades. Sua obra teórica é composta de numerosos ensaios, alguns definitivos para a formação da cultura arquitetônica brasileira, como “Razões da nova arquitetura” (1930) e “O arquiteto e a sociedade contemporânea” (1952). Em 1985 publicou uma autobiografia, Lúcio Costa: registro de uma vivência. Lúcio Costa morreu no Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1998.
Lúcio Costa em seu livro mostra suas idéias da arquitetura moderna e como deveria ser um planejamento urbanístico e paisagístico, ele vai pontuando pontos relevantes e importantes para a elaboração do projeto de Brasília.
Ele parte de um vetor, que seria a carta de Atenas, ela reflete as ideias que Lucio destaca no seu livro que são o habitar, recrear, trabalhar e circular.