Resumo Lip Lise
FAMENE
NETTO, Arlindo Ugulino.
BIOQUÍMICA
LIPÓLISE – DEGRADAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS
(Profª. Maria Auxiliadora)
A lipólise consiste no processo de obtenção de energia a partir dos triglicerídeos, por meio da oxidação dos ácidos graxos.
Com a síntese dos ácidos graxos e seu armazenamento, eles agora podem servir como fonte de energia caso haja uma necessidade energética, sendo eles metabolizados pelo sistema da β-oxidação. Os lipídios constituem a maior fonte de energia para o nosso organismo, com destaque para os ácidos graxos. Porém, a glicólise é imprescindível para os eritrócitos e células do SNC.
O processo de lipogênese, ou seja, a armazenagem de carbono na forma de triglicerídeo (TGL), é mediado pela insulina. Quando a glicemia e a oferta de carboidratos exógena diminuem, estimula-se a liberação do glucagon, que tem função glicogenolítica, em nível de tecido hepático.
Como a reserva de glicogênio é baixa, para manter a glicemia, o fígado começa a realizar a gliconeogênese. E para que ocorram essas vias, é necessário o fornecimento de energia, função esta garantida pelo metabolismo dos ácidos graxos.
No adipócito, rico em TGL estocado, o glucagon liga-se ao seu receptor, formando o AMPc como segundo mensageiro. Este então, ativa a PKA, fazendo fosforilar uma lipase no interior do adipócito. Essa lipase começa a degradar os TGL armazenados, liberando então, ácidos graxos livres para o sangue.
ENZIMAS TRIACILGLICEROL LIPASES
• Lipase pancreática: (suco pancreático) digestão dos triacilgliceróis da dieta, com especificidade para ésteres primários. • Lipase endotelial: ativada pela apo CII e degrada os TGL das lipoproteínas.
• Lipase sensível ao hormônio: (adipócitos) mobilização das gorduras, sendo estimulado pela fosforilação do glucagon. Os ácidos graxos livres são distribuídos para os tecidos servindo como fonte de energia. Os hormônios glucagon e epinefrina, secretado em respostas a níveis baixos de