Resumo koche
O segundo em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, quando Hiroxima e Nagasáqui, embora teoricamente soubessem o poder de destruição da bomba atômica, não se acreditava que o homem soubesse construir um artefato que pudesse utilizá-la., isso demonstrou que pode com o conhecimento científico conhecer e dominar as forças da realidade para estabelecer um controle prático sobre a natureza e sobre o próprio homem. E, nesse segundo momento, temeu a humanidade perante o progresso da ciência.
O que é essa ciência que é ao mesmo tempo admirada e temida, condenada e glorificada, ou até mesmo transformada em mito?
Para o leigo influenciado pela mídia, tem a ciência como fonte miraculosa, o que de fato é o que motiva a pesquisa científica, em busca de melhoras para a vida humana.
Gradativamente, o conhecimento científico toma conta das decisões e ações do homem, a riqueza e a força bélica, outrora considerados elementos chaves e fonte do poder, hoje cedem seu lugar para o conhecimento. Quem tem conhecimento tem poder. Porém Nagel é incisivo quando alerta para o perigo na ênfase exagerada, no caráter pratico do uso do conhecimento, distorcendo a verdadeira compreensão do que seja ciência, fazendo com que o cientista seja visto como um milagreiro. A causa principal que leva o homem a produzir ciência é a tentativa de elaborar respostas e soluções as suas dúvidas e problemas e que o levem à compreensão de si e do mundo em que vive.
CIÊNCIA E MÉTODO: SUAS CONCEPÇÕES
Não existe uma única concepção de ciência. Podemos dividi-la em períodos históricos, a ciência grega, que abrange o