resumo irmão urso
O filme conta a História de três irmãos que viveram há muitos anos, quando os grandes mamutes ainda vagavam pelas terras intocadas e magníficas da região fria do Pacifico. Quando Kenai, o caçula, recebe seu totem (símbolo revelado pelos Grandes Espíritos Ancestrais) que ajudara a guiá-lo durante sua vida, fica profundamente desapontado por ser um urso. Pois esperava que Tananá, a xamã da tribo lhe desse algo mais imponente como o totem da água (representando a liderança) recebido por Sitka o seu irmão mais velho, ou o totem do lobo (representando a sabedoria) de seu irmão, Denahi.
Sitka procura consolá-lo, mas Denahi não perde a chance de encarnar no irmão caçula. Kenai descobre que um urso roubou seu cesto cheio de peixes, impulsivamente, sai à caça do animal. Seus irmãos seguem o seu rastro, a fim de protegê-lo. Encurralado em meio a um confronto violento, Sitka faz o maio dos sacrifícios para salvar os irmãos, quebrando com sua lança em enorme bloco da geleira onde ele se encontra junto ao urso. O corajoso jovem despenca do alto da geleira e cai no rio, não sobrevivendo, enquanto o urso emerge ileso a tona das águas revoltas. Ignorando os conselhos de Denahi e os ensinamentos de sua tribo a fraternidade, Kenai localiza o urso que ele julga pela morte de Sitka. Apesar de estar em franca desvantagem, ele desafia a fera selvagem e acaba matando o animal, os Grandes Espíritos Ancestrais, na forma de luzes da Aurora Boreal, descem dos céus, envolvem Kenai e o transformam justamente na criatura que ele mais despreza. Denahi chega e se depara com a cena, vendo o urso de pé sobre as roupas rasgadas e a lança quebrada do irmão, ele supõe o pior, deixando de lado sua filosofia pacifica e revoltando-se jurando matar o urso que cometeu tal tragédia.
Kenai tem dificuldades para adaptar-se ao seu novo corpo de urso, no começo não acreditando nem aceitando que era real. Tananá aparece e o informa que foi o espírito de Sitka o responsável pela sua