RESUMO IRASET PAEZ URDANETA
INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAÇÃO SOCIAL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Representação da Informação
Aluno: Luiz Paulo R de Carvalho
Resumo texto: "De que falamos quando falamos de informação? IRASET PÁEZ URDANETA (1952-1994). Univ. Simon Bolivar, Venezuela".
A discussão sobre a problemática atual em torno dos diversos tratamentos da informação em diversos países, costuma utilizar o conceito de informação de uma maneira inevitavelmente ampla. Logo, a necessidade deste conceito ser mais trabalhado do ponto de vista de sua definição à operacionalidade.
DADOS - Informação como matéria : Isto é, registros icônicos, simbólicos ( fonéticos ou numéricos) ou signicos (linguísticos ou matemáticos). Por meio dos quais representam-se fatos, conceitos ou instruções.
INFORMAÇÃO - Informação como significado : Isto é, de dados ou matéria informacional estruturada de maneira efetiva ou potencialmente significativa. O significante não é a substância em si mas a ordenação dos dados em função da obtenção de um sentido cognoscitivamente relevante.
CONHECIMENTO - Informação como compreensão: Isto é, de estruturas informacionais que, ao internalizarem-se, se integram a sistemas de relacionamento simbólico de mais alto nível e permanência. Por isso dizemos que se trata de informaçao que pode ser entendida por qualquer um que domine o código linguístico mas que só pode ser compreendida por quem conte com a base de conhecimento para isso.
INTELIGÊNCIA - Informação como oportunidade.: Isto é, de estruturas de conhecimento que, sendo contextualmente relevantes, permitem a intervenção vantajosa na realidade.
A partir destes quatro niveis de informação, temos quatro processos de elaboração informacional. Estes processos permitem que um problema (P) possa enfrentado com uma ação (A).
dados. Informação. conhecimento. inteligência
P -> Processos.