Resumo - Influencia da Igreja na administração
A história do catolicismo está associada à expansão do Império Romano. A partir do século XVI, sua difusão se acentua com a colonização européia da Ásia e da América. A administração está estruturada em regiões geográficas autônomas, as dioceses, dirigidas por bispos subordinados ao papa.
É o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. O termo católico deriva do grego katholikos e significa universal. A expressão "Santa Sé" significa o conjunto do Papa e dos dicastérios da Cúria Romana, que o ajudam no governo de toda a Igreja. A sede da Igreja fica no Vaticano. Sua estrutura é altamente hierarquizada, sendo o seu Chefe o Papa.
A sua influência.
A igreja teve uma influência em sua forma de administrar a própria igreja, ela era uma maneira, hierárquica e com um único "chefe" o papa.
Constantemente ela cria mudanças para manter os fiéis,define novas missões e estas atitudes são muito similares a organização de uma empresa, o que difere é que um visa os lucros e os negócios e o outro a fé.
Hoje a Igreja Católica tem uma organização tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só pessoa, o Papa. Tem atravessado séculos e sua forma primitiva tem permanecido mais ou menos a mesma: um chefe executivo, um colégio de conselheiros, arcebispos, bispos, párocos e a congregação de fiés. Apoiada não só na força de atração de seus objetivos, mas também na eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, a igreja tem sobrevivido às revoluções do tempo e oferecido um exemplo de como conservar e defender suas propriedades, suas finanças, rendas e privilégios.
- CONCLUSÃO
A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização, por ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias