Resumo idade média
Arquitetura
Igrejas redondas ou poligonais encimadas por um domo. (Santa Sofia, em Istambul) Simples por fora mas suntuosas por dentro.
Pintura
Os mosaicos era a principal forma de pintura e representavam figuras estáticas altas e esguias, com minúsculos pés, roupas suntuosas, pequenos rostos e grandes olhos, além de ignorar elementos como profundidade e volume lembrando a lei da frontalidade, herança grega. Intuito de unir autoridade espiritual e política, tanto que os imperadores eram representados com aureolas na cabeça. Ícones, imagens pintadas que representam Cristo, a Virgem e os santos, que se utiliza do poder representativo que cada cor tem.
(Iconoclastas)
Escultura
Influencia bárbara.
Cidade
Românico
Arquitetura
Maiores construções eram as igrejas. Basicamente estruturadas sobre arcos. Paredes grossas e poucas e pequenas janelas em arcos criando ambientes escuros e sombrios. Fortalezas de Deus. Características ornamentais:
Tímpano é um espaço geralmente triangular ou em arco, liso ou ornado com esculturas, limitado pelos três lados do frontão, por um ou mais arcos ou por linhas retas que assenta sobre o portal de entrada de uma igreja, catedral ou templo.
Portais
Arcatura: Série de pequenas arcadas, reais ou simuladas. Speyer, Alemanha.
Arquivoltas: é um elemento arquitetônico decorativo utilizado em conjunto (várias arquivoltas) a emoldurar uma abertura em arco.
Uso da aboba de berço e abobada de arestas.
Pintura
Muito usada dentro das igrejas para a população analfabeta, BASTANTE ANGULOSA Y/W.
Escultura
Subordinada a arquitetura e religião.
Utilizava-se uma inovação dos capiteis gregos e romanos, os chamados capiteis cúbicos, nele se representavam cenas da bíblia. Uso frequente do crucifixo. Uso da repetição em arquitraves por exemplo. Esculturas feitas em nichos em forma de arco.
Esculturas em portas de madeira em que faziam-se quadros representando imagens bíblicas.