Resumo idade média
A história da Europa foi dividida em quatro partes: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A Idade Média pode ser subdividida em Alta Idade Média, que decorre do século V ao X e Baixa Idade Média que se estende do século XI ao XV.
Sociedade
A sociedade era basicamente divida em três grupos principais, chamados ordens: os camponeses, guerreiros e clero. Os camponeses sustentavam a sociedade com seu trabalho na terra, garantindo o alimento, os guerreiros a defendiam, padres, monges e freiras pregavam e rezavam, eram a consciência, e o rei a liderava.
Feudalismo
Segundo suas regras, todo homem devia serviço ao senhor pela terra que ocupava. Esses serviços dependiam da posição do homem e da extensão de terra que possuía. Em troca das terras, os camponeses faziam trabalhos manuais para o senhor. Tudo era regulamentado por lei.
A divisão da sociedade era da seguinte forma: camponeses compunham a base da “pirâmide”, acima vinham os cavaleiros (donos das terras), acima a Igreja e os barões e finalmente o rei.
A vida nos povoados
O povo era muito simples, possuíam poucas roupas e suas casas também eram bem modestas. Pelo risco da pobreza e da fome as pessoas se casavam por dinheiro, para garantir o sustento, porém os nobres também tinham casamentos arranjados.
Pela vida simples, não é difícil imaginar que a alimentação do povo também era, contavam com pouca carne, especiarias, os vegetais eram de suas próprias hortas. Além disso havia pouca quantidade de sal para conservar alimentos, podendo provocar doenças. E ainda se perdessem a colheita passava fome.
Em comparação os reis e nobres desfrutavam de comida farta, com temperos, especiarias e bastante carne e suas casas e roupas eram bem luxuosas.
Nessa época o índice de mortalidade era grande, entre ricos e pobres. O maior exemplo disso era a peste bubônica, a Peste Negra que matou um terço da população da Europa.
Apesar de todas as dificuldades nem só de sofrimento