Resumo - história da Internet
Durante a década de 1960, visando a comunicação de informação entre computadores, grupos de pesquisadores do MIT, do Rand Institute e do National Physical Laboratory elaboram a comutação por pacotes como alternativa à de circuitos, empregada na telefonia.
ARPANET: primeira rede de computadores por comutação de pacotes, constituída em 1969. Ao final deste ano, quatro centros de pesquisa, colaboradores do Ministério da Defesa, localizados no oeste do Estados Unidos,, contavam com uma incipiente interconexão desta natureza: Stanford Research Institute, Universidade da California, Universidade de Santa Barbara e Universidade de Utah. A interligação foi realizada a partir de linhas telefônicas dedicadas e adaptadas como link de dados, operando à velocidade de 50 kbps. Já em 1972, quando a rede possuía aproximadamente quinze nós, foi estabelecido o primeiro protocolo de rede, o NCP (Network Control Protocol), que tornou possível a escrita de aplicações como o primeiro programa de e-mail.
Os anos de 1970 trouxeram como novidade o surgimento de novas redes independentes. A expansão delas culminou na criação da interconexão de redes patrocinada pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), tal implementação ficou conhecida como internetting. Nascia assim uma arquitetura abrangente para conectar redes, cujos princípios seriam mais tarde incorporados ao TCP. As experiências iniciais com as primeiras versões deste protocolo levaram ao desdobramento do mesmo em TCP/IP e, para o transporte de pacotes sem controle de fluxo, como é o caso das aplicações para transmissão de voz, foi criado um terceiro protocolo, o UDP.
Paralelamente a essas inovações, foi desenvolvida no Hawaí, a rede ALOHAnet, baseada no transporte de pacotes por rádio, que forneceu bases para a criação de um novo protocolo para redes compartilhadas por transmissão broadcast por fio, o Ethernet. Sua implementação favoreceu o compartilhamento