Resumo hibbs 1975
Considerando as economias norte-americana e inglesa, Hibbs espera encontrar evidências de movimentos de queda na taxa de desemprego durante o governo do Partido Democrático (Estados Unidos) e do Partido Trabalhista (Reino Unido), assim como um movimento de aumento na mesma variável em períodos de governo do Partido Republicano (Estados Unidos) e do Partido Conservador (Reino Unido), utilizando uma série temporal trimestral do período pós-guerra de 1948(1) a 1972(4).
A hipótese adotada é de que mudanças na orientação política dos governos no período analisado estarão associadas com alterações graduais nos níveis de emprego dos dois países em questão. O autor utiliza o método estatístico de Box-Jenkins, adotando como modelagem mais adequada um modelo autorregressivo de média móvel, ARMA. As variáveis utilizadas são: (I) a porcentagem de força de trabalho empregada, dados trimestrais; (II) lag operator e (III) variável dummy de governo, que assume valor +1 durante governo Democrático ou Trabalhista e -1 durante administração Republicana ou Conservadora.
A partir da modelagem geral, Hibbs desenvolve modelos específicos para cada país e encontra evidências de que a taxa de desemprego aparenta ser direcionada para níveis baixos em períodos de administração dos partidos Trabalhista e Democrático e para níveis elevados em períodos de administração conservadora e republicana. Os resultados de Hibbs sugerem que o efeito das políticas macroeconômicas no nível de emprego no Reino Unido são percebidos mais rapidamente, provavelmente devido a maior centralização política dos partidos desse país, o que deixa mais bem definido os governos que realmente são de esquerda ou