Resumo gua Fria
Uma instalação predial de água fria é constituída pelo o seguinte conjunto: Tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, destinados ao abastecimento dos aparelhos e pontos de utilização em quantidade suficiente para suprir a necessidade do sistema.
As instalações hidráulicas possuem uma norma para regulamentar o processo, a NBR5626 e podemos resumir as suas bases da seguinte forma:
- Preservar a potabilidade da água;
- Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes;
- Promover economia de água e energia.
- Possibilitar manutenção fácil e econômica;
- Evitar níveis de ruído inadequados à ocupação do ambiente;
-Proporcionar conforto aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizas, de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo às demais exigências do usuário.
Fornecimento
Existem duas forma de fornecimento de água, pela rede pública ou privada.
Pela rede pública a destruição em um edifício será através de ramais, executado pela concessionária pública. Esse projeto requer uma consulta antecipada do projetista à empresa concessionária, afim de sanar possíveis dúvidas no projeto.
A rede privada pode ser exemplificada pelo o uso de poços artesianos;
Partes de uma instalação predial
Distribuição direta: Feito diretamente pela rede pública. Nesse caso não existe reservatório domiciliar com a distribuição feita de forma ascendente.
Distribuição indireta: Adota-se o uso de reservatórios. Esse tipo é usado em regiões com grandes dificuldades de abastecimento regular de água e podem ser divididos em três grupos: sistema indireto sem bombeamento, sistema indireto com bombeamento e sistema indireto hidropneumático. A escolha de um desses três vai depender da pressão de abastecimento disponível na sua região.
Distribuição mista: Nesse modelo estão