resumo geografia
Atualmente os assentamentos rurais e a luta dos trabalhadores rurais sem terra para serem assentados, para terem um pedaço de terra para produzirem, são o principal foco das atenções sobre o meio rural. Nessa luta para produzirem e se reproduzirem, muitos trabalhadores pereceram perante a ação de latifundiários, grileiros e até mesmo do Estado. Por isso, acreditamos ser fundamental uma ampla discussão sobre a forma como são instalados esses assentamentos e quais as condições que as famílias assentadas possuem para produzirem.
O modelo de assentamento rural no Brasil baseado na produção familiar é viável? Essa foi a primeira grande questão que veio à nossa mente e que motivou a realização deste trabalho. Com o decorrer das leituras e da pesquisa fomos delineando uma maneira de responder a esta questão. Para tal percebemos que seria necessário realizar um diagnóstico de como estava se processando a produção dos trabalhadores rurais assentados.
Assim, partimos para um estudo de caso no qual analisamos sistemas de produção adotados por trabalhadores assentados no Assentamento Ipanema, no município de Iperó-SP como forma de identificar de que maneira está se processando a reprodução desses assentados enquanto produtores familiares.
Ao estudar estes sistemas procuramos avaliar a viabilidade e sustentabilidade destes. No que se refere à viabilidade do sistema de produção, procuramos identificar, 4entre outras questões, se a mão-de-obra disponível é adequada a este, se existem condições favoráveis de comercialização dos produtos no que se refere ao mercado local, se existem