RESUMO GENÉTICA - O CONCEITO DE GENE
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA/FITOTECNIA
DISCIPLINA: GENÉTICA VEGETAL
PROFa. CÂNDIDA HERMINIA CAMPOS DE MAGALHAES BERTINI
RESumo: A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene
ELAINE SILVA DOS SANTOS
FORTALEZA-ce
2015
RESUMO: A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene
Autores: Leyla Mariane Joaquim & Charbel Niño El-Hani
O artigo “A genética em transformação: crise e revisão do conceito de gene” discute a cerca dos principais achados experimentais que levaram à crise do conceito de gene, por terem tornado evidente a diversidade estrutural do gene molecular, sobretudo em eucariotos, levando à dissolução da ideia de genes como unidades de estrutura e/ou função. Destacando, em particular, os avanços recentes, que tiveram lugar no Projeto Genoma Humano (PGH) e na Enciclopédia de Elementos de DNA (Encode).
É importante ter clareza de que a crise do conceito de gene refere-se, na verdade, a um modelo específico dos genes e de suas funções nos sistemas biológicos, expresso no chamado conceito molecular clássico, de acordo com o qual um gene é um segmento de DNA que codifica um produto funcional (polipeptídeo ou RNA).
Frente à complexidade do genoma e da maquinaria celular, a proposta de uma relação de 1:1:1 entre um gene, um produto proteico e uma função mostra-se insustentável. É evidente, assim, que essas descobertas representam desafios ao conceito molecular clássico.
Para os pesquisadores envolvidos no PGH, o gene pode ser definido como uma unidade hereditária que possui estrutura, função e localização definidas. Já em relação ao Encode, os cientistas envolvidos nesse projeto, não ignoram a necessidade de uma revisão do conceito de gene, como também, de outros conceitos centrais da genética.
Os achados empíricos citados no artigo, como por exemplo, os genes interrompidos, a emenda (splicing) alternativa, o chamado DNA-lixo, a sequência TAR, os