Resumo Galileu
Grande Físico, Matemático, Astrônomo e filósofo italiano, Galileu Galilei revolucionou a Física ao por em discussão muitas ideias do filósofo Aristóteles. Seus experimentos em mecânica estabeleceram parte dos conceitos de inércia, e de que a aceleração de corpos em queda livre não depende de seu peso, que foram mais tarde incorporados às leis do movimento de Newton. Galilei foi acusado de heresia ao questionar a Igreja ao afirmar que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra. Considerado o pai da moderna física experimental, realizou vários experimentos, chegando às leis matemáticas que descrevem o movimento dos corpos terrestres e modificando, assim, os, até então, conhecimentos sobre a Astronomia.
Galileu Galilei, o mais velho dentre os sete filhos de Vincenzio Galilei e de Giulia Ammannati di Pescia, nasceu na Itália, em Pisa, no dia 15 de fevereiro de 1564. Em 1581, com apenas 17 anos, Galileu iniciou os seus estudos de Medicina na Universidade de Pisa. Seu interesse pela Medicina nunca evoluiu. Porém era grande seu interesse pela Física e matemática, então decidiu estudar matemática com Otílio Ricci, discípulo do famoso Niccolò Tartaglia. Seu pai tampouco desejava que o filho estudasse matemática clássica e Galileu abandonou a universidade em 1585, sem obter o título e foi para Florença, onde deu aulas particulares para sobreviver e continuou os seus estudos de matemática, mecânica e hidrostática, sendo, em 1589, nomeado catedrático de matemática na Universidade de Pisa.
Em 1609, conseguiu construir um telescópio, bem mais aperfeiçoado do que aqueles que então existiam, e usou-o para explorar os céus, provocando grande espanto e admiração, e, desde esse dia, Galileu, já matemático, físico, filósofo, tornou-se, também, astrônomo. Foi através dessas observações que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e não na de Cláudio Ptolomeu, onde a Terra era vista como o centro do