resumo fundamentos historicos teoricos do serviço social
ANEXO I
ORIENTAÇÃO INTERNA Nº 103 INSS/DIRBEN, de 5/10/2004
PARECER DO SERVIÇO SOCIAL
Nº DO BENEFÍCIO:
ESPÉCIE:
87 APS:
SETOR SOLICITANTE: 17ª JRPS
OBJETIVO: Estudo social para REVBPC/LOAS
SEXO IDADE ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE
REQUERENTE: M 38 Separado -
SEGURADO:
ELEMENTOS RELEVANTES:
Para emissão do parecer social realizamos visita domiciliar e entrevista com o requerente e uma irmã .
Composição e Renda Familiar: Grupo familiar básico, atualmente, composto apenas pelo requerente, pois segundo ele e sua irmã, foi “abandonado” pela companheira, com a qual vivia há cerca de 8 anos e que foi embora há alguns meses, com os 2 filhos. Não tem renda; todas as despesas, como água, luz, medicamentos e transporte, estão sendo assumidas pela irmã. A falta de acesso à renda e a total dependência econômica do requerente são identificados como situação que o colocam em grande vulnerabilidade social.
Saúde: Desde que sofreu o acidente que lhe deixou temporariamente tetraplégico, o requerente faz tratamento permanentemente, em Posto de Saúde e no Hospital. Ficou com seqüelas, mas já consegue se locomover, mesmo com muita dificuldade. Hoje já realiza algumas atividades básicas sozinho, mas necessita da ajuda de terceiros para muitas outras atividades, o que geralmente, é feito pela irmã.
Habitação: Está alojado em 2 peças de madeira, em precárias condições, cedidas pela irmã, nos fundos da casa desta.
Situação profissional e previdenciária: Antes do acidente, exercia atividades relacionadas à chapeação em oficina mecânica e contribuiu apenas alguns meses. Não teve direito a auxílio-doença, na época, por ter perdido a qualidade de segurado. No período de abril a novembro/2007, um cunhado fez contribuições para o requerente, como facultativo, mas também não houve o direito ao auxílio-doença, por ter sido considerada doença pré-existente às contribuições.