Resumo freakonomics
ESCOLA DE NEGÓCIOS
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
THOMAS LOTHAR SCHMIDT
FREAKONOMICS
O LADO OCULTO E INESPERADO DE TUDO QUE NOS AFETA
CURITIBA
2011
THOMAS LOTHAR SCHMIDT
FREAKONOMICS
O LADO OCULTO E INESPERADO DE TUDO QUE NOS AFETA
Trabalho apresentado junto ao curso de Fundamentos de Administração da Universidade Positivo, como requisito parcial para a prova bimestral
DOCENTE: Prof. Dr. Marco Aurélio Cercal
CURITIBA
2011
RESUMO
O livro Freakonomics fala sobre economia, mas não na maneira tradicional. Ele procure o que acontece a superfície da vida moderna e revela o que acontece por debaixo dela. O autor está buscando cenários e examinando-os somente através de dados, mas de uma maneira totalmente diferente ao que seria considerado comum. Sendo assim a meta do livro é explorar o lado oculto de tudo que nos afeta.
1. O que os professores e os lutadores de sumô têm em comum?
O tema central deste capítulo é sobre trapaça, como o ser humano reage sobre incentivos. Os incentivos não surgem espontaneamente, alguém tem que criá-los. Este é o elo entre os professores e os lutadores de sumô.
O governo tornou obrigatório os provões, oferecendo incentivos através das notas dos alunos. As escolas podem perder subsídios. Os professores podem ser demitidos ou promovidos ou até serem recompensados financeiramente. Assim os professores começaram trapacear, pois conseguiram através de diversos meios a fraudar os provões para obter os incentivos.
O mesmo aconteceu com os sumôs. Os incentivos que o governo mantém é que o lutador que tém uma posição bom no ranking, tem todas as mordomias possíveis. Devido esse fato uma boa posição é sempre cobiçada entre os sumôs. Alguns sumôs que já tinham uma certa posição entregaram a luta aos outros que pretendiam entrar.
Analisando os fatos, o autor entende que pessoas são corruptas, quando alguém não está olhando o que ela faz.
2. Em que a Ku Klux Klan se parece com