Resumo Fisiologia da Visão
O espectro visível corresponde a uma pequena porção de todo o espectro: luz visível.
- Amplitude: intensidade - Comprimento de onda: cores.
A anatomia do olho
O olho é uma esfera preenchida com fluido, fechada por 3 camadas de tecido:
• Mais interna: Retina. Contem neurônios que são sensíveis a luz e são capazes de transmitir sinais visuais para destinos centrais .
• Média: Contem 3 estruturas distintas, porem continuas, coletivamente denominadas tracto uveal. - O maior componente é a coroide, composta de um rico leito capilar (principal fonte de suprimento sanguíneo para fotorreceptoras da retina) que apresenta melanina (pigmento capaz de absorver luz). - Corpo ciliar, na parte mais anterior do olho, é um anel de tecido que circunda o cristalino e é formado por um componente muscular, que é importante para o ajuste da capacidade de refração do cristalino, e por componentes vasculares (processos ciliares) que produzem o fluido que preenche a parte da frente do olho. - O componente mais anterior é a íris, a porção colorida do olho, que é vista através da córnea. Contem 2 conjuntos de músculos com ações opostas, que emitem que o tamanho da pupila seja ajustado por controle neural.
• Externa: A esclera. É comporta de tecido fibroso branco e rígido. Na parte dianteira do olho, entretanto, essa camada externa opaca transforma-se na córnea, um tecido transparente especializado que permite que os raios de luz penetrem no olho.
Em seu caminho para a retina, a luz atravessa, além da córnea, dois compartimentos com fluidos distintos. A câmara anterior, o espaço entre o cristalino e a córnea, é preenchido com humor aquoso, um líquido aquoso claro que fornece nutrientes para essas duas estruturas. O humor aquoso é produzido pelos processos ciliares na câmara posterior.
A quantidade de fluido estima-se que o volume total de fluido na câmara anterior seja substituído doze vezes ao dia. Assim, as taxa de produção de humor aquoso e sua drenagem da